A importância das instituições filantrópicas
- Agência 3D Propaganda Serviços
- 14 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Se você é uma pessoa consciente e que gosta de ajudar o próximo, este conteúdo é para você!
Você sabe dizer qual a importância das instituições filantrópicas?
Aqui está um breve texto para que você entenda melhor sobre o assunto:
A palavra filantropia é de origem grega e significa “amor à humanidade”. Partindo deste princípio, já podemos entender que as instituições filantrópicas tem como principal objetivo ajudar àqueles que necessitam de ajuda, sem fins lucrativos.
Essas instituições tem papel de garantir o acesso à educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência social.
A filantropia no âmbito institucional é de extrema para o desenvolvimento do país. Elas são verdadeiras ajudantes do Estado, abrangendo pessoas que o próprio Poder Público não é capaz. É importante também salientar que as organizações sociais atuam (muitas vezes) em lugares de difícil acesso para não dizer impossível, com pessoas em situação de vulnerabilidade e possibilitam oportunidades de melhoria contínua e desenvolvimento da própria sociedade, por meio de geração de renda, emprego, investimento em pesquisa, entre outros.
Todavia, não se pode delegar o dever do Estado exclusivamente às entidades filantrópicas, já que não é o papel delas promover bem-estar social e dignidade aos cidadãos, e sim do Estado.
As organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público (Terceiro Setor) atuam como auxiliares numa relação de parceria firmada com o Poder Público, com objetivo de descarregar um pouco o sistema e aprimorar os serviços prestados às pessoas.
Nesse sentido, a sociedade precisa cobrar efetivamente do Estado a entrega e melhoria dos serviços prestados e a efetividade dos direitos fundamentais dos ser humano!
Comments